quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Emagrecendo com a panacéia!!!


Ontem eu estava absolutamente disposta e decidida a iniciar minhas atividades físicas...aí fui seduzida por um jantar...calma gente...eu não me empanturrei, eu só cozinhei (sim eu amo cozinhar)...fiz um prato típico dos botecos em Goiás,  a tal da "Panelinha"... para quem não conhece, parece um risoto...a de ontem tinha carne de sol, tomate, cebola, linguiça de porco e muito queijo, devidamente acompanhada  por uma bela porção de batatas fritas...nada light....mas fiquei só iogurte desnatado com frutas secas e granola. Mentira...tomei um copo de coca-cola...mas mesmo assim considero um saldo positivo.
O jantar foi maravilhoso...foi na casa da Antônia...os sobrinhos estavam...me refiz com a presença das crianças...depois de tudo, fiquei pensando que eu precisa de um plano de retomada...estou hà três dias conseguindo me controlar mais e contornando a compulsão...pensei, ainda preciso de mais...

Então vamos aos pontos:

- Voltei a tomar meus sucos com gengibre, maçã e limão...dona Rosinha, duas vezes aos dia, traz na minha mesa e fica esperando eu tomar;
- Estou retornando aos integrais...o primeiro passo foi o pão e vou seguir para o arroz;
- Vou incluir os termogênicos na dieta;
- Hoje volto a caminhar;
- Vou voltar a tomar o chá de panacéia;
- Vou anotar tudo isso num caderno lindo que a Kariny (minha amiga aqui da Câmara fez pra mim) e vou controlar como se fosse uma agenda.

Falando da panacéia...

No início de 2010 eu tive infecção urinária e estava com retenção de líquidos e além da medicação do ginecologista, comecei a tomar o chá de panacéia, gentilmente apresentado, sugerido e preparado por dona Rosinha ( a queridíssima copeira da Câmara). Me lembro que esse período, meus problemas com retenção de líquido e de funcionamento do intestino, melhoraram consideravelmente, e além do mais, são três copos extras de líquido no meu organismo ( sim..eu sou péssima pra tomar água... simplesmente esqueço).

Procurei um artigo sobre a panacéia pra quem se interessar..bjocas... e até mais.

Giovana

ARTIGO:

Panacéia (Solanum cernuum)


 É muito comum as pessoas nos procurarem dizendo: "Você conhece tal planta? Ela é tão boa que serve para tudo". Calmamente nós dizemos: "Veja bem, não é bem assim! Ela até pode ser boa para muitas doenças, mas não podemos dizer que ela é boa para tudo (até existe uma planta com este nome “paratudo”). Se ela fosse realmente boa para todas as doenças, não precisaríamos das outras, não é verdade?" Mas a população é assim mesmo. Ao mesmo tempo em que é detento-ra de uma sabedoria infinita, às vezes meio que exagera um pouco, e aí é necessário o bom senso para saber até onde podemos acreditar em suas afirmações. Na área farmacêutica também existem situações em que se diz que o fitoterápico “serve para tudo”: o termo é panacéia. Sendo assim, tecnicamente panacéia é aquele fitoterápico que teoricamente serve para uma infinidade de doenças.
 Esclarecido o termo técnico panacéia, vamos agora falar da planta de nome panacéia, a Solanum cernuum e, provavelmente, ela possui este nome devido à grande amplitude de aplicações que possui. Planta arbustiva, medindo cerca de 2 a 3 metros, com caule extremamente piloso, com flores que saem de pequenas cimeiras, com muitos pelos, parecendo uma patinha do bicho preguiça e é por isto que também é conhecida como braço-de-preguiça. Suas folhas são de um verde escuro intenso e brilhante e no verso do limbo apresenta um verde bem claro, com a presença de muitos pelos. Seu aroma é muito intenso na hora de preparar o chá e muitas pessoas acabam desistindo do tratamento, reclamando do seu sabor, mas elas não sabem o que estão perdendo.
 Mas afinal de contas em que situações podemos empregar a panacéia? Basicamente as pessoas a utilizam para problemas renais. Possui ação diurética, é muito indicada para pedras nos rins e até mesmo infecção urinária. Como apresenta uma ação depurativa, pode ser empregada para uma série de doenças, como úlceras cutâneas, doenças de pele, urticária e eczemas. Antigamente também era muito utilizada em doenças venérias e até mesmo no tratamento da gonorréia. Ainda hoje é empregada para reumatismo, distúrbios uterinos, como calmante para pessoas com problemas de coração. Também possui ação para desobstruir o fígado, facilitando os processos digestivos, além de possuir ação hemostática. Acredito que devido a tantas ações é que as pessoas acabam dizendo que serve para tudo (panacéia). Antigamente pegavam suas folhas, davam uma leve tostada no forno a lenha e preparavam um chá que diziam que era muito saboroso. Prova-velmente pelo fato de ser aquecida, seus óleos se evaporavam e o sabor do chá ficava bem melhor. Mas o que importa é que podemos nos beneficiar muito das qualidades desta planta que é nativa do Brasil e encontrada principalmente na região sudeste e sul.
 Quem tiver um espaço em seu jardim ou no fundo do quintal pense em plantar uma mudinha de panacéia que ficará um arbusto bonito e útil para os residentes e a vizinhança.


Ademar Menezes Junior
 Médico Fitoterápico



23 comentários:

fofinha-nuncamais disse...

Oi Giovana comecei meu blog agora e estou com 130 kg , conto com sua ajuda ...

Bjoss!!!

Em Busca da Felicidade disse...

oie Gi bom dia passando pra lhe desejar uma otima quinta bjs no ♥

Lily disse...

Oiii Giovana

Parabéns pelos kgs eliminados!!! É uma gde vitória isso!!

Adorei sua visita no meu blog e estarei sempre por aqui tbém.

E vamos rumo a uma calça branca kkkkkkkkkkk.

beijocasssssss

Amanda Luna disse...

É isso aí amiga, trace seus objetivo que co mcerteza vocÊ vai conseguir se controlar na alimentação. e quanoa panaceia juro que não conhecia... vou procurar alguma mudinha dela para plantar, adorei os beneficios!!
beijão
www.sermulhereomaximo.com.br

Anônimo disse...

Isso ai voltando aos velhos habitos e começando coisas novas isso é muito bom.
to com susperita de infecção urinaria tbm ,vou procurar essa plantinha quem sabe nao me ajude né
bjos e força ai viu

Mi disse...

Panacéia? Quando eu parar o tratamento da gastrite vou conversar com a nutricionista e ver o que ela acha. Meu intestino funciona super bem, mas herdei da minha mãe a retenção de líquidos.

Alimentos termogênicos são tudo de bom! Eu adoro gengibre, mas também parei por causa da gastrite... afff...

Ah, e claro: obrigada pelo comentário lá no meu blog. Eu já aceitei, ontem mesmo. Eu não vou ser prejudicada e ainda por cima vou ajudar outra concursada a melhorar, então o saldo acaba sendo positivo, né? Claro que rola umas caraminholas na cabeça, afinal você sabe... o ambiente é político demais, nunca dá pra ter certeza de que não tem nada por trás das decisões... Prefiro acreditar que não tem e pronto!

Já tentei entender processo licitatório, mas sei só o básico do básico - ou seja: quase nada.... Parabéns pra você, porque eu acho super difícil, complexo e de extrema responsabilidade! Com certeza é muito competente e inteligente.

Beijos e tudo de bom!

Unknown disse...

Oi amiga...

Quero comprar um caderninho bem bunitinho também...Acho que funciona né?
Beijinhos

Alexia disse...

Interessante este artigo...
Nossa que força de vontade, cozinhar e não comer, eu não conseguiria!!
Bjus

disse...

Amigaaa... e o cigarrinho??? Caiu em tentação? Menina, eu nem sei quanta bala eu tenho comido pra aguentar!!! Beijosss

lllll disse...

Oi amiga,
em passeios pelos blogs encontrei o seu... parabéns pelo sucesso ja alcançado... um dia eu tb chego la... afinal estou com o mesmo peso do seu inicio!
nunca tinha ouvido falar da tal panaceia... bem interessante!
sucesso!
Bjinhosss

Clau disse...

Giiio, q bom q vc voltou!
Gostei da animação é isso aí!

bj bj bj

Joanna disse...

Ei!!

gostei de ver suas metas! é só seguir direitinho e nao desanimar, q o sucesso será garantido!!!

bjos

Fanta Diet disse...

Valeu a dica da panacéia!!!
Mil bjs diet,
Fantinha.

Akasha Taltos disse...

Adorei a dica! Aquele jantar q vc descreveu me encheu a boca de água. Bjks

Elissandra disse...

Oi Linda,
Bom dia!
Estou passando para agradecer a visitinha, e desejar um ótimo fim de semana!!!
Beijo no Coração

Almeida disse...

hahaha.. a tal agenda das anotações diárias. Eu ganhei uma feinha que só, mas vai ser com ela que eu vou (re)iniciar a minha RA, a partir de segunda-feira, 10/01. Parabêns por ter resistido tal tentação, é como eu digo, são aos poucos que vamos nos readaptando.. não adianta querer cortar tudo de uma só vez.. o corpo estranha e terminamos conseguindo o efeito platô.. uma tristeza... Bem, muita sorte neste novo ano, e que suas metas sejam alcançadas!!! Se eu tivesse uma Dona Rosinha aqui no trabalho, seria fantástico, então, aproveita!!! Beijos e obrigada pelas visitinhas!!!!

Eydu disse...

oi giovana essa semana vou para sampa vou ver se acho a panacéia para tomar
amei a dica
muita força amiga
bjim

..Just Nanda.. disse...

so passando pra deixar um beijinho..ah.... da um pulinho lá no meu blog. Tem sorteio! beijinhos

Alessandro disse...

Ola!
Minha prima está com sérios problemas no seu sistema urinário. Foi indicado para ela a panaceia... Ela mora ai em goiás, em análopis, e não achou essa planta por ai. Gostaria de saber se consegue me ajudar nesse ponto,onde encontrou a muda, a planta?
deixo aqui meu e-mail para mantermos um contato. Agradeço de antemão sua atenção.
alessandrocmoraes@gmail.com

mi disse...

Gostaria de saber se o chá da panaceia amarga?fiz um e tá muito amargo.ob
rigada

mi disse...

Gostaria de saber se o chá da panaceia amarga?fiz um e tá muito amargo.ob
rigada

Unknown disse...

A panaceia emagrece mesmo ou mito ?

Unknown disse...

A panaceia emagrece mesmo ou é mito?