terça-feira, 2 de agosto de 2011

Dormir bem emagrece !?

Bom dia !

Rapidinhas...

Ainda estou dolorida da academia...mas feliz da vida... Atividade Física em dia !

A alimentação ontem foi perfeita...à noite teve peixinho grelhado, arroz integral, cenoura e vagem...Reeducação Alimentar ok !

Eu quero muitíssimo vestir um vestido ( a loka).

Eu queria não pesar todo dia, mas eu não consigo...me pesei ontem e engordei mais uns gramas..estou de TPM, será que é por isso? Estou fazendo tudo direitinho...ok...não vou pensar mais nisso, vou continuar fazendo a minha parte e a balança que se lasque.

Compartilhando uma constatação que já havia feito há alguns posts atrás...


Dormir bem emagrece

Não se trata de nenhum método milagroso vendido por telefone ou produto anunciado na televisão nos moldes das propagandas americanas - aquelas do ligue já! - que você conecta ao corpo antes de deitar. É muito mais simples, acessível e gostoso do que isso. O sono está no mesmo patamar de importância da alimentação equilibrada e do nocaute ao sedentarismo, hábitos consagradíssimos para manter o ponteiro da balança estável.

Isso quer dizer que dormir bem não só ajuda a emagrecer mas também garante melhor qualidade de vida. O assunto ganha a cada dia mais destaque entre os especialistas. Pudera: já há estudos que ligam a privação de sono a acidentes no trabalho e à baixa resistência ao stress e infecções, além de ter relação íntima com doenças como depressão, fibromialgia e, agora, com a obesidade. Dois estudos norte-americanos, da Universidade de Chicago e da Universidade de Columbia, apontaram a relação inversa entre um curto período de repouso e o aumento do índice de massa corporal (o tal do IMC).

Uma pesquisa conduzida no Brasil pelo pneumologista Denis Martinez, fundador da Clínica do Sono, em Porto Alegre, confirma o resultado do estudo americano. “Quem dorme cinco horas ou menos por noite corre três vezes mais risco de se tornar, no futuro, obeso”, afirma.

Mais fome, menos saciedade

Sabe o cortisol, aquele hormônio que marca território quando vivemos uma situação de stress? Então, uma de suas tarefas é estocar gordura no corpo. E as pesquisas já comprovaram há algum tempo que o cortisol age muito mais intensamente em pessoas que dormem pouco. Para se manter acordado durante a noite, nosso organismo passa por uma série de alterações. A explicação é simples: o corpo interpreta a vigília como se fosse uma ameaça — é o mesmo mecanismo desencadeado no homem primitivo quando tinha que enfrentar um perigo.

Mas os estudos foram um pouco além e outras duas substâncias entraram no jogo para explicar a conexão entre falta de sono e a balança. A ghrelina, hormônio sintetizado no estômago, é responsável por regular o gasto calórico — se usamos mais energia quando acordadas, ela aumenta e aciona o alarme da fome. Além disso, se dormimos pouco, há uma queda da leptina, um neuromodulador produzido pelas células de gordura, que controla a saciedade.

O resultado você pode imaginar: mais fome e menos saciedade. “A pesquisa realizada pela Universidade de Chicago revelou que os participantes, ao passar apenas quatro horas dormindo, apresentaram níveis de ghrelina 27% mais altos e de leptina 18% mais baixos do que os outros voluntários que tiveram dez horas de sono”, ressalta Denis Martinez.

Seu sono é sagrado

A recomendação geral é descansar de sete a oito horas por noite. Mas dormir menos que isso nem sempre implica um hábito pouco saudável, já que cada pessoa possui um biorritmo diferente. Dormir demais — entre 12 e 13 horas seguidas — também pode apontar algum distúrbio respiratório, como apnéia ou ronco, e, por isso, nem sempre deve ser encarado como atestado de saúde. Ter um sono reparador, em que você adormece sem dificuldade e acorda bem disposta, sem aquela sensação de cansaço, é o termômetro para saber se está na medida certa.

“O problema é a privação voluntária de sono. Na sociedade moderna, dormir fica sempre para depois do programa de TV preferido, da vida noturna agitada, do trabalho extra levado para casa, do acordar mais cedo para evitar o trânsito carregado...”, alerta Geraldo Rizzo, presidente da Sociedade de Neurofisiologia Clínica, de Porto Alegre. “Assim como se alimentar direito e fazer exercício são fatores fundamentais para a saúde, dormir bem deve ser uma prioridade se você se preocupa em viver cada vez melhor”, sugere o especialista. Recado mais do que perfeito para você se entregar aos lençóis. 

Fonte: Boa Forma


Bjos e até amanhã,

Giovana.

24 comentários:

Anônimo disse...

Oi Gio tentei comentar aqui ontem mas não consegui fazer direito, o blogger continua dando doidera!!!!
Tô gostando de ver sua animação!!!!
Dormir bem é fundamental mesmo!!!
Bjocas

Pri disse...

oi gi deve ser retenção, não fica loca, este final de semana tambem me pesei todos os dias, e da uma diferença mesmo, mas o importante é sabermos que estamos fazendo tudo certinho, parabens pela disposição da AF, continue assim... pensa sempre tudo o que vc eliminou, que diferença na sua vida ne? um grande bj

Joanna disse...

parabens pelo dia perefeitinho!
e com ceretza os graminhas a mais sao por causa da TPM..inchaço...
bjos

Mii... disse...

Eu tbm me peso todos os dias,rsrs nao tem jeito nw consigo ficar sem subir na balança,rs nos dias de TPM ,nos ganhamos um pesinho extra mesmo,por causa do inchaço e retençao de liquido,logo passa...
Continue firme querida,com certeza o mes de agosto vai ser seu mes,vamos que vamos bjkas

Unknown disse...

Boa Tarde Amiga
Sabe que já tinha ouvido falar sobre o sono, mas li numa revista que existem pessoas assim como eu que dormem pouco que não tem problemas com o peso por causa do pouco dormir, é meio que genético. Fique feliz depois de ler esse estudo porque eu realmente durmo muito pouco e se fosse preciso dormir pra manter ou eliminar peso eu certamente pesaria uma tonelada.
Grande beijo e linda terça.
Fique com Deus

Patrícia Medeiros disse...

Eu acho lindo vestidos.
Se pudesse usaria sempre. Mas, fico envergonhada ainda.
Vc precisava ver eu saindo de casa com aquele vestido. Perguntei a minha mãe e a minha amiga umas trilhões de vezes.
Elas disseram que tava lindo e eu acreditei. Mas, mesmo assim fiquei sem graça um tempão.
Depois, foi que me soltei.
Gostei dele. Vou usá-lo logo... logo novamente!

Experimente um!

Fit Light disse...

Ola Amiga..enfim voltei!!!
Triste ainda,acredito ter engordado de 3 a 4 quilos(nao me peso mais)rsrs
voltei fazer R.A essa semana
Melhorei a saude,agora correr atras da beleza,mas focada na saude sempre!
Bj
Fica com Deus

Anônimo disse...

Oi Giovana eu pesava quase todo dia, tava dando neura e parei. Quando a dona M vem ficamos mais inchadas então não se preocupa tá. bjs

Joyce's space disse...

Oi adorei seu blog,vim aqui pra lhe desejar toda sorte do mundo.Beijos

Carolina Carvalho disse...

amiga eu ja tinha ouvido falar osbre isto, e ate fiz uma pesquiza, e o emagrecimento ocorre durante o sono tambem, e sim deve ser por causa da T.P.M estas gramas mais daqui a pouco voce ja as elimina, beijos e umaótima semana !!

http://minhalutapeloemagrecimento.blogspot.com/

Fabi disse...

Isso ai amiga..esquece a balança..com certeza as gramas a mais e por conta da tpm...inchaço..

beijosss

Anônimo disse...

Hum...com a idade aumentando...meu sono nao anda muito bem nao...queria doé mas nao dormirrrrr até mas nao consigo...:(

bjão Gi

Danielle disse...

Gi quero vc no meu novo cantinho tá http://ameliacalorica.blogspot.com/
depois volto a palavra Roacutan lembra alguém...rsrsrsrsrs
bjs

Pérolla Yara disse...

Oi lindona!
Essa dorzinha da academia é sinal de trabalho cumprido. Estou doida para começar tb, já marquei a avaliação para amanhã e vou à luta tb!
Sei que é difícil olhar para a balança e não se pesar, mas acaba gerando mais ansiedade pq o peso oscila mesmo, principalmente na tpm.
Fica com Deus!
beijoo

Unknown disse...

Oi querida...
é mesmo como emagrece...
por isso que agora está dando mais certo pra mim...
Tenha uma linda semana...
Bjs da Nega

Eydu disse...

oi gio fico mega feliz de entrar aki e te ver conseguindo
tenho certeza que logo logo alguém vai estar dentro do vestido
bjim bom diaaa

Yasmin*´¯`*.¸¸.*´¯`*♥* 30 kg off.... disse...

Gi, eu estava vendo a sua reguinha ai em cima..caramba... ja sao 31 quilos eliminados...vc ja eh uma vencedora amiga...vamos continuar firmes...ninguem nos segura kkkkkkkkkkk

bjinhos

Geovana Centeno disse...

oi lindona, sobre dormir é verdade, ja fiz esse teste e deu bem certinho...sobre a academia no começo é assim mesmo, depois nem sente mais...beijocas!

Olívia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RAFAELA O. SAHIB disse...

Fico anciosa pra ver seus posts, como anda a RA...
Bjsss e otimo fim de semana.

Fit Light disse...

Linda Otimo Findi
Bj

Franciele disse...

Oba! Vamos dormir então!

Beijos,

Fran Silva Sauro

Ana Paula disse...

Oii! Sou novata por aqui e estou passeando pelos blogs para conhecer pessoas com o mesmo objetivo que eu! Achei o seu blog muito legal!! Vou te seguir, ok?! Se puder, me siga tbm!! Bjks e parabéns!

Camila Santiago disse...

oi linda,vejo que esta indo bem! queria ter ido na sua cidade ... esta em festa neh??? mas a grana não sobra...rsrsrsrs... e quando da meu amore vem pra cá ...rsrsrsrs.. quando eu for ai te aviso ... agente se encontra.... bjus .. desculpa a demora ..e que estou sem net em casa...